Building effective intelligence systems for competitive advantage

04Dez


Web information monitoring for competitive intelligence

03Dez


The impact of competitive intelligence and IS support in changing small business organizations

02Dez


Building marketing intelligence systems for environment scanning

01Dez


Parallel competitive intelligence in organizations

30Nov


Competitive science and technology intelligence.

30Out


Competitive Intelligence and regional development within the framework fo indonesian provincial antonomy

21Out


Technology watch and competitive intelligence: a new challenge in Education for information

20Out


Minimizando Riscos na Gestão Estratégica: Proposta de uso de Inteligência Competitiva em Instituição de Ensino e Pesquisa

19Out

Numa sociedade cada vez mais marcada pela competitividade, pela hiperinformação e pela globalização, as instituições buscam obter vantagem competitiva para se diferenciar, reduzir custos e poder atender os clientes. Os dirigentes das instituições têm na t


Marketing Intelligence for Top Management.

18Out


Competitive Intelligence in the knowledge economy: what is in it for South African manufacturing enterprises?

17Out


A existencia de inteligência competitiva na tomada de decisão estratégica, nas grandes empresas têxteis, do segmento cama, mesa e banho, de santa catarina

15Out

O processo da inteligência competitiva-IC baseia-se no acompanhamento contínuo das informações disponíveis no mercado, coletando de forma sintetizada os dados relevantes para a organização. Esses dados são distribuídos aos interessados, ou seja, pessoas q


Scientific Intelligence.

14Out


Key intelligence topics: a window on the corporate competitive psyche

12Out


Tracing the Origins of Competitive Intelligence throughout history

11Out


Inteligência Competitiva na Internet: proposta de um processo.

04Out

Apresenta a proposta de um processo de inteligência competitiva (IC) na Internet, utilizando agentes inteligentes na tarefa de monitoramento de fontes de informação disponíveis na rede. O processo foi aplicado como projeto-piloto no Núcleo de Estudos em I


Competitive intelligence and firm’s performance in emerging markets: an exploratory study in India

01Out


Pela integração da inteligência competitiva nos Enterprise Information Systems (EIS)

30Set

O objetivo deste 34 é evidenciar a importância da integração de um módulo de inteligência competitiva (coleta, organização e difusão da informação externa) nos sistemas de informações para o apoio à decisão das empresas, enriquecendo assim os Enterpri


Consumer versus producer: overcoming the disconnect between management and competitive intelligence

28Set


O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas : habilidades profissionais e exigências do mercado

27Set

A crescente necessidade de as empresas melhor se posicionarem no mercado, pressiona-as para a obtenção de um maior número de informações críticas com o intuito de obter vantagens competitivas. A área de Inteligência Competitiva (IC) auxilia com técnicas,


Targeting intelligence gathering in a dynamic competitive environment.

25Set


A Interdisciplinaridade da atividade de Inteligência Competitiva: análise do curriculo Lattes

23Set

O 34 mostra que a Inteligência Competitiva constitui-se de área do conhecimento interdisciplinar cujas disciplinas que mais interagem e colaboram com o arcabouço teórico e solução dos problemas afetos a Inteligência Competitiva são: Administração, Ciê


The Contribution of CI to the Strategic Decision Making Process

16Set


Perfil de flexibilidade em inteligência competitiva

15Set

Este trabalho tem por objetivo apresentar o perfil de flexibilidade em inteligência competitiva nas organizações utilizando técnicas de análise multivariada, especificamente com a aplicação de análise de cluster, associada a técnicas de estatística descr


Inteligência organizacional: um referencial integrado

14Set

O propósito deste trabalho é fazer uma apresentação descritiva dos fatores que possibilitam desenvolver a inteligência no âmbito das organizações. Inicialmente, aborda-se a questão da gestão do conhecimento, onde são definidos os conhecimentos tácito, ex


Influência da inteligência competitiva em processos decisórios no ciclo de vida das organizações Resumo

13Set

O 34 analisa como o sistema de inteligência competitiva (IC) afeta o processo decisório, no ciclo de vida das organizações. Busca evidenciar como a IC pode contribuir para que uma organização mantenha a qualidade de suas decisões ao longo do tempo, a


Competitive Intelligence parctices of industrial marketers.

12Set


Habilidades e competências desejáveis aos profissionais de inteligência competitiva

11Set

Neste 34, são analisadas as principais habilidades e competências desejáveis aos profissionais de IC a partir de uma cuidadosa revisão de literatura, tomando como referência as etapas do ciclo de IC e os estudos de Robert L. Katz sobre habilidades ger


Gestão do conhecimento como parte do processo de Inteligência Competitiva organizacional

10Set

A gestão do conhecimento (GC) é entendida como um importante recurso no processo de inteligência competitiva, porque trabalha os fluxos informais do processo. As estratégias usadas no âmbito da gestão do conhecimento possibilitam a construção de conhecime


Cultura Organizacional no processo de Inteligência Competitiva

09Set

A cultura organizacional elemento fundamental que compõe o processo de inteligência competitiva é entendida como uma variável que pode ser gerenciada. No entanto, também entende-se a cultura organizacional como metáfora, isto é, a capacidade humana em def


Estaremos cegos pelo ciclo da inteligência tradicional? Uma releitura a partir das abordagens de monitoramento ambiental

08Set

Procura-se identificar a extensão da utilização de abordagens de monitoramento ambiental entre profissionais de inteligência competitiva (IC) e como tais abordagens afetam os ciclos de inteligência. Este estudo é de natureza quantitativa com dados obtidos


Modelo para o mapeamento de competências em equipes de inteligência competitiva

07Set

Com o intuito de contribuir para o aumento da eficiência e eficácia das unidades de inteligência competitiva (IC) no âmbito da gestão de pessoas, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver um modelo para mapear conhecimentos, habilidades


Inteligência competitiva e suas conexões epistemológicas com gestão da informação e do conhecimento

06Set

O 34 apresenta uma revisão de literatura mostrando o estado-da-arte conceitual na disciplina corporativa denominada inteligência competitiva (IC), sob um ponto de vista da ciência da informação (CI), explorando desenvolvimentos e experiências recentes


Qualidade no século XX

03Set

A preocupação com a qualidade nasceu no início deste século,
quando os inspetores surgiram nas empresas. Mas o serviço
realizado não era muito bom e os problemas acabavam aparecendo
no mercado, exigindo do cliente a solução. Prova disso é que os
primeiros automóveis vinham com caixas de ferramentas.
De lá para cá, a qualidade deu grandes saltos, tendo como marcos o
sistema taylorista e a revolução japonesa. Quem conta essa história
a seguir é testemunha e ao mesmo tempo protagonista dela: o
lendário líder da qualidade Joseph M. Juran, o norte-americano que
ajudou o Japão em sua revolução. Apesar de tantas batalhas pela
qualidade, diz ele, este século será, no entanto, lembrado apenas
como o “Século da Produtividade”. Qualidade se tornará o
elemento-chave do mundo empresarial mesmo no século XXI,
quando provavelmente assistiremos à consolidação de duas
superpotências da qualidade, EUA e Japão. A Europa, segundo
Juran, deverá perder terreno por sua concentração nas normas
ISO 9000, o que acontece em vários países.
Este artigo reúne os highlights de uma palestra histórica feita por
Juran no Congresso Anual da Qualidade da Sociedade Americana
de Controle de Qualidade (ASQC). Foi uma de suas últimas
apresentações em público.


Inteligência Empresarial – Um Imperativo do Novo Milênio

02Set

Este trabalho questiona a inteligência
empresarial como um imperativo do
novo milênio. Comenta sobre o que
vem a ser essa nova perspectiva para
os negócios, necessária para o
ambiente competitivo da globalização.
Apresenta a evolução e procura trazer
uma compreensão geral da
globalização como um fenômeno
envolvido no processo. Aborda as
relações entre a informação,
inteligência e estratégia. Finalmente
conclui que a inteligência empresarial
é, talvez, a alternativa mais apropriada
para a organização enfrentar o mundo
competitivo dos novos tempos.


A Interdisciplinaridade da atividade de Inteligência Competitiva: análise do curriculo Lattes

01Set

O artigo mostra que a Inteligência Competitiva constitui-se de área do conhecimento interdisciplinar cujas disciplinas que mais interagem e colaboram com o arcabouço teórico e solução dos problemas afetos a Inteligência Competitiva são: Administração, Ciê


" É inviável barrar espionagem"

19Ago

Jorge Bessa  comenta que é impossível impedir espionagem em telecomunicações.


Evolution of Competitive Intelligence in Sweden

18Ago

Autor: Hans Hedin

This paper will outline the evolution of competitive intelligence in Sweden. It will start from a historical perspective and describe how intelligence has been used over the centuries in order to fulfill the objectives of kings, politicians, generals and, last but not least, companies. The intelligence industry is then described as it is seen in 2004


A Inteligência Competitiva e o Quarto Canal

17Ago

A conectividade, convergência, interatividade, velocidade e hipercompetição podem ser consideradas as principais forças que estão impulsionando a crescente discussão sobre Inteligência Competitiva (IC) – definida como um processo sistemático


Licito versus Ético: como as ferramentas de Inteligência Competitiva podem contribuir para a boa ima

16Ago

O presente trabalho tem por objetivo discutir os aspectos éticos e de conduta dos profissionais de Inteligência Competitiva. A fim de clarificar a questão, o trabalho apresenta definições e objetivos de ética e Inteligência Competitiva, bem como as ativid


Como saber se vale a pena? As dificuldades de se avaliarem resultados de um sistema de Inteligência

15Ago

O artigo discute a importância da mensuração dos resultados obtidos pelas organizações por meio da utilização das informações produzidas por um sistema de Inteligência Competitiva. Apresenta as dificuldades encontradas para mensuração desses resultados e


Redes Informacionais Informais e a atividade de Inteligência Competitiva: uma visão da área de Recur

14Ago

O artigo mostra que a Inteligência Competitiva constitui-se de área do conhecimento interdisciplinar cujas disciplinas que mais interagem e colaboram com o arcabouço teórico e solução dos problemas afetos a Inteligência Competitiva são: Administração, Ciê


Redes Informacionais Informais e a atividade de IC: uma visão da área de RH da CEF

13Ago

O trabalho objetivou mapear redes informacionais existentes na Gerência Soluções de RH da CAIXA, caracterizar sua importância para apoio à atividade de Inteligência na empresa, levantar a voluntariedade de participação nas redes e identificar elementos pa


Good work in turbulent times: the Competitive Intelligence Professional in Brazil

12Ago

In order to discuss the professional profile of Competitive Intelligence (CI) professionals, the article presents definitions of CI, as well as its use in the formulation of decision-making process. Daily activities of CI professionals and their ideal pro


Gestão do conhecimento como parte do processo de Inteligência Competitiva organizacional

11Ago

A gestão do conhecimento (GC) é entendida como um importante recurso no processo de inteligência competitiva, porque trabalha os fluxos informais do processo. As estratégias usadas no âmbito da gestão do conhecimento possibilitam a construção de conhecime


Cultura Organizacional no processo de Inteligência Competitiva

10Ago

A cultura organizacional elemento fundamental que compõe o processo de inteligência competitiva é entendida como uma variável que pode ser gerenciada. No entanto, também entende-se a cultura organizacional como metáfora, isto é, a capacidade humana em def...


Estaremos cegos pelo ciclo da inteligência tradicional?

09Ago

Procura-se identificar a extensão da utilização de abordagens de monitoramento ambiental entre profissionais de inteligência competitiva (IC) e como tais abordagens afetam os ciclos de inteligência. Este estudo é de natureza quantitativa com dados obtidos


Modelo para o Mapeamento de Competências em Equipes de Inteligência Competitiva

08Ago

Com o intuito de contribuir para o aumento da eficiência e eficácia das  unidades de inteligência competitiva (IC) no âmbito da gestão de  pessoas, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver um  modelo para mapear conhecimentos, habilidades


Inteligência Competitiva e suas Conexões Epistemológicas com Gestão da Informação e do Conhecimento

07Ago

O artigo apresenta uma revisão de literatura mostrando o estado-da-arte conceitual na disciplina corporativa denominada inteligência competitiva (IC), sob um ponto de vista da ciência da informação (CI), explorando desenvolvimentos e experiências recentes.